É a partir de nosso compromisso com o conhecimento a serviço de lutas sociais que o grupo PRINT – Grupo de Pesquisa Performatividades, Raça e Interseccionalidade da UNIRIO – anuncia o V Colóquio Raça e Interseccionalidades. Nesta quinta edição, o colóquio tem uma grande novidade: ele será realizado em cooperação com a AINALC (Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos/as e do Caribe) que organiza seu Primer Congreso del Investigadores Afrolatinoamericano y del Caribe - I CINALC.
Neste sentido, o V Colóquio Raça e Interseccionalidades e o Primer Congreso del Investigadores Afrolatinoamericano y del Caribe serão realizados juntos na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho de 2024. Ambos os eventos se unem para, ao longo de quatro dias, discutir sobre a temática “Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina e Caribe. A proposta parte da ideia de que nas práticas sociais circulam textos diversos sobre as questões raciais e eles apontam para discursos raciais e interseccionalidades, memórias negras, ideologias raciais e linguísticas que podem contribuir para a luta antirracista e projetar futuros de esperança!
Com base nestes pressupostos, V Colóquio Raça e Interseccionalidades e o I CINALC visam a reunir pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência que intercruzam raça, racismo, luta antirracista, gênero, sexualidade, classe e interseccionalidades nas mais variadas áreas do saber da América Latina. Nesta perspectiva, o evento é composto por palestras, rodas de conversa, comunicações orais, atividades culturais e feira das quitandeiras.
Considerando que a Organização Mundial da Saúde retirou o status de pandemia da grave crise sanitária pela qual passamos, a V Colóquio e o I CINALC acontecerão em formato híbrido. Em outras palavras, participantes podem escolher entre os formatos presencial e híbrido.
Comments